Pages

terça-feira, 5 de março de 2013

Estrutura das aulas: Siga a bolinha



Este talvez seja o momento mais aguardado pela maioria das alunas. Momento em que, durante a aula, sentem-se de fato dançando. Este é o momento da animação!
Aqui a professora coloca na música alguns passos, já trabalhados tecnicamente, e as alunas a seguem. Neste caso, a professora é a bolinha!
Vejam bem, para que este momento seja possível, para que cada aluna esteja apta a seguir a bolinha, a técnica precisa ter sido trabalhada e a professora precisa estar atenta ao nível da turma. Neste momento da aula a dança não segue a música rigorosamente, porque as alunas precisam de certo tempo e desenvolvimento para poder seguir a professora. O ideal é que um passo seja repetido algumas vezes. Da primeira vez que for feito, as alunas o perderão, já que não terão tempo de executá-lo no tempo da música, mas nas repetições elas conseguirão fazer o movimento simultaneamente a professora e no tempo da música. Por esse motivo, aqui não é possível interpretarmos as nuances da música. Fazer um “siga a bolinha” em composições muito complexas, permite somente uma representação muito superficial da música.
Aqui, a gama de passos utilizados também é muito inferior daquela aprendida em sequências coreográficas. Podemos ficar uma aula inteira fazendo siga a bolinha. Será uma aula para pôr em prática os aprendizados de aulas anteriores, para conhecer músicas novas e aprender formas variadas, porém simples, de dançar. Mas para que esta aula possa acontecer, a bagagem anterior se faz necessária.
Este é o momento da descontração, de sentir-se dançando, mas dentro de todas as limitações que este momento da aula impõe.

Ju Najlah


Temas relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É preciso transformar a música em dança, num movimento de fora para dentro, mas principalmente, num movimento inverso, externalizar os sentimentos, transparecer a alma, transformar o corpo em música, em dança, em arte. A unidade se faz em todos os sentidos. O seu estilo de dança não será criado. Ele já existe. Basta você abrir espaço para que ele possa surgir. Dance com alma!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...